A Freguesia de Ponte do Rol encontra-se a cerca de 4 Km de Torres Vedras. Situa-se na margem direita do Rio Sizandro e é composta pelos lugares de Ponte do Rol, Bemposta, Calvo, Gondruzeira, Gibraltar, Soito e diversos casais.
O nome de Ponte do Rol, deve a sua origem à passagem de um dos nossos reis por aquele lugar , ao qual pedindo-lhe o povo que lhes mandasse fazer uma ponte sobre o Rio Sizandro, ele prometeu-lhes que sim, tornando o povo na despedida a lembrar-lho, ao que ele respondeu: "vai na ponte do rol".
Sobre o passado da Freguesia, os factos tendem a apoiar-se em fatores de ordem geográfica. Ao que parece, houve tempos em que o mar ganhava mais espaço à terra. Bem perto da zona marítima, naquela que era então a foz do Rio Sizandro, os romanos fizeram crescer uma vila de certa importância económica a que chamaram de Gibraltar.
Com a chegada dos romanos à Península Ibérica no séc. III a.C., os povos lusitanos foram obrigados a abandonar os seus castros, no alto dos montes, e a descer para os vales fluviais, mais férteis e produtivos.
A romanização fez-se sentir primeiro na instalação de novos povoamentos, mas também na técnica de construção das habitações, na construção de estradas e de pontes, e a nível económico e financeiro, a alteração profunda do regime fiscal e a introdução de novas técnicas agrícolas.
A fundação da freguesia terá ocorrido em 1530, exatamente no mesmo ano em que foi concluída a igreja paroquial, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Para além da igreja paroquial, existe um cruzeiro, quatro fontanários, várias casas antigas, nove poços, duas pontes e dois moinhos. A Quinta da Palha, brasonada e com capela, é o mais importante bem arquitetónico de Ponte do Rol.
A nível económico a freguesia foi uma das que sofreu um maior desenvolvimento, dentro do concelho.

Orago: Nossa Senhora da Conceição.

População: 2500 habitantes aproximadamente.

Área Geográfica: 9,2 Km2.

Atividades Económicas: agricultura, indústria de lacticínios e panificação, comércio e indústria.

Festas e Romarias: Festa anual em honra de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos (maio), Festa anual de Gondruzeira (maio), Marchas Populares e Tasquinhas (junho - Sto. António), Festa de S. João Baptista em Benfica (junho - S. João), Sagrado Coração de Jesus (outubro) e  Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Património Cultural e Edificado: Igreja Matriz, cruzeiro, moinhos, poço antigo e casas senhoriais.

Gastronomia: Bolo de ferradura, Broas dos Santos, Serrabulho e Carne à Avó.

Artesanato: Pintura de louça, fabrico de vassouras, latoaria e calçado.

Associações: Agrupamento de Escuteiros 1279, Associação Cultural e Recreativa de Benfica, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ponte do Rol, Associação para o Desenvolvimento Desportivo Recreativo e Apoio Socio-Cultural da Freguesia de Ponte do Rol, Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol, Banda da Juventude Musical Ponterrolense, Casa da Cultura - Salão Paroquial, Grupo Desportivo Recreativo Cultural Gondruzeirense, Grupo Desportivo Recreativo Cultural Ponterrolense.